6 curiosidades sobre o corpo da mulher no pós-parto - Sonhada Maternidade

6 curiosidades sobre o corpo da mulher no pós-parto

Olá !

Cada gestação realmente é única. Tanto em relação às emoções quanto no que diz respeito ao físico. São 40 semanas de intensas transformações.

Com a experiência de duas gestações, digo que meu corpo reagiu de maneira diferentes durante cada uma delas, e, também , após o nascimento dos meus bebês. Neste post tratarei especificamente das mudanças pós-parto, que, assim como ocorreu comigo, pode acontecer com qualquer mulher. Para melhor falar dessas mudanças, resolvi listá-las para facilitar a leitura e a compreensão. Então, vamos lá!


1) A pele da barriga fica mais escura do que outras partes de seu corpo. É por poucos meses. Na minha primeira gestação, demorou 5 meses para a tonalidade da pele igualar com a do corpo. A da segunda gestação, ainda está escura, mas próximo ao corte da cesárea já está descascando.


2) Estrias! Elas são temidas e em muitos casos já aparecem durante a gestação, afinal se a mulher não se hidratar bastante e utilizar óleos e cremes, é quase certo que terá essas marcas pelo corpo. Em mim surgiram onde eu menos esperava: na virilha. Na segunda gestação não tive. É claro que me borrava de óleos e cremes. Não podemos deixar de lá casos em que as estrias são genéticas.

3) Barriga que persiste. E muitas vezes fica como aquelas temíveis pochetes. O meu conselho é tentar não engordar muito durante a gestação, isto é, não seguir a risca o ditado "comer para dois". Siga as orientações de seu médico. Além disso, amamente bastante! É bom para o você e ÓTIMO para o bebê.

4) A línea nigra ainda vai te acompanhar por um tempo. Aquela linha que aparece na extensão da barriga em grande parte das mulher demora a desaparecer. Na maioria das vezes, o tempo para essa linha sumir é o mesmo da barriga clarear (ver item nº 1).

5) Queda de cabelo. Seu cabelo vai cair, em menor ou maior quantidade, mas vai. Não está relacionado ao fato do bebê começar a reconhecer a mãe, como dizem as nossas avós, mas sim por questões hormonais. Durante a gravidez, o cabelo fica mais forte e vistoso, quase não há queda nesse período. Então, imagine, o que vai acontecer com sua cabeleira que não caiu durante a gestação depois do nascimento do bebê, quando os hormônios voltarem à normalidade? Vai cair. Então essa queda é um resultado da "não queda" durante a gestação. Não se preocupe pois você não vai ficar careca. Alimente-se bem e, se achar necessário, procure um dermatologista para tentar fortalecer os cabelos.

6) Flacidez da barriga. Imagine como ficará a pele de sua barriga, que estava toda esticada, depois do nascimento do bebê? Flácida e toda mole. É claro que essa flacidez varia de mulher para mulher e do quanto de peso extra que se adquiriu na gestação. O importante é se cuidar bem e amamentar. Existe no mercado produtos que auxiliam no tratamento dessa flacidez, mas naturalmente as coisas podem voltar ao lugar (dependendo do organismo de cada mulher). Espere o médico liberar para fazer exercícios.

Por enquanto é só.

Aguarde em breve novas postagens.

Abraços!


mãe e filho
Fonte da imagem: http://barrigasdeamor.pt/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo