Como fazer bebê dormir a noite toda? Infelizmente não há receita. - Sonhada Maternidade

Como fazer bebê dormir a noite toda? Infelizmente não há receita.

Olá!

Tenho um menino de 4 anos e uma menina de 2 meses. Por experiência, acredito que muito vai da personalidade (por assim dizer) da criança. Tem crianças que são mais dengosas, manhosas e precisam de mais contato, carinho. Outras são mais descoladas, independentes e, por isso, se viram sozinhas desde novinhas.

Meu filho não pegou bico e mamadeira, tentei muito mas não consegui. Ele acordava de hora em hora para mamar até 1 ano e meio de idade (amamentei até 2 anos) e fazia meu peito de bico, só dormindo no peito. Tentei de tudo com ele para dormir a noite inteira: deixar sozinho no berço, rituais de sono, música calma, "Encantadora de bebês" e nada funcionou. Nem vou entrar no detalhe das cólicas que o incomodaram bastante. Ele só começou a dormir durante a noite toda direto depois que o desmamei. Virei um zumbi durante essa época. Vivia de olheiras pois acordava cedo para trabalhar.

Vou dizer uma coisa: a maioria das mães (e pais) de primeira viagem adoram ficar com suas crias no colo, o que acaba fazendo esse bebê que precisa mais do contato ficar cada vez mais acostumado a dormir sentindo o calor materno.

Já minha filha de cara pegou bico. Na maternidade já chupava os dedinhos (acho que o bico ajuda bastante a criança a pegar no sono sozinha). Desde o nascimento ela não se sentia bem para dormir no colo, se mexia muito, só quando a colocava deitada no berço ela relaxava e dormia. E assim continua. Basta colocá-la deitado no berço, diminuir a luz do ambiente e colocar o bico que ela dorme! Durante o dia as sonecas duram cerca de uma hora. Já à noite...

Quando nasceu, como todo bebê, me acordava quase que de hora em hora. Até aí normal. Mas, passados um mês, as mamadas começaram a se espaçar naturalmente. Até o dia que, como "num sonho", ela dormiu 6 horas direto!!! E assim vem mantendo, desde 1 mês e 3 semanas, dormindo 5 ou 6 horas direto, que já é considerado toda a noite. Eu costumo acordar e ir ver se ela está bem e volto a dormir.

Como dá para ver, foram duas experiências diferentes. Há inúmeros artigos na internet, em diferentes site e blogs que dão dicas para "fazer" seu filho dormir a noite toda. Comigo a experiência comprovou que não há receita que sirva para todo mundo e que cada pessoa experimentará a sua.

E você? Como foi sua experiência?

Abraços a todos!

 
criança dormindo

2 comentários

  1. Por aqui tudo dependia do dia, quanto melhor dormia de dia, melhor a noite. Conforme ela crescia, brincava mais e cansava mais. Mas eu sempre tentei fazer a noite parecer calma. Sem dar espaços para brincadeiras e alvoroços. sou adepta do contato por maior tempo possível, acho que essa fase passa rápido demais pra simplesmente deixar eles "chorando até dormir" (nem acredito que tinha gente que me dizia pra fazer isso) simplesmente não consigo. Então fazíamos massagem, cantava.. Mas não era sempre perfeito. Acordar a noite para mamar é super normal, mas teve dias que ela acordou pra brincar sim (mesmo feito todos os rituais de bom sono do bebê). rsrs
    Acho que vai da personalidade do bebê, de que adianta queremos fazer ele dormir se ele é agitado, tem pessoas que não conseguem dormir por muito tempo nem depois de adultos, mas também tem pessoas que é só encostar que dormem. rsrs

    Beijos.

    Jovens Mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Também não gosta dessa ideia de deixar chorando até dormir. Para mim os rituais não funcionaram com meu filho (não sou muito rígida com esses rituais). Acho mesmo que a personalidade conta. É como você disse, há pessoas adultas que pegam no sono fácil e outras não. Varia de pessoa para pessoa.

      Abraços.

      Excluir

Topo