A amamentação logo após o nascimento: será que não tenho leite? - Sonhada Maternidade

A amamentação logo após o nascimento: será que não tenho leite?

Você passa cerca de 40 semanas se preparando para a chegada do tão esperado filho. Nesse tempo, escuta muito sobre como é importante a amamentação, principalmente nos primeiros momentos de vida de seu filhote, já que o colostro contém uma gama de nutrientes - proteínas, água, gorduras - e anticorpos que passam da mãe para o filho.

Então, chega o grande dia: o nascimento e início da amamentação. Seu filho mama por instinto de sugar e provavelmente dormirá por um tempo, cansado do parto (tanto normal como cesárea, afinal vir ao mundo e respirar não é fácil). Com poucas horas começa a fome de verdade e ele mama, mama, mama e nunca parece saciado.

Vem a primeira noite em claro no hospital. Alguns bebês choram, outros apenas resmungam ou pouco dormem. Mas a vontade de sugar está lá. Você fica sabendo que o colostro é mais claro do que o leite, podendo ser amarelado. Assim, você começa a reconhecer seu colostro e que precisa de um volume maior do mesmo para saciar seu bebê. Aí vem a grande preocupação: cadê meu leite?

Será que não tenho leite?

Não se desespere. O importante nos três primeiros dias de nascimento é a estimulação do seio para a descida do leite. Não deixe nunca de ofertá-lo ao seu bebê. Quanto mais o neném sugar, mais rápido será a descida do leite.

Ninguém me avisou na maternidade, quando tive meu primeiro filho, o leite demorava a descer. As enfermeiras apenas perguntavam "você tem colostro?" Respondia que sim, mas sem entender pois para mim o colostro surgia apenas na primeira mamada, depois era só leite.

No meu caso, nas duas gestações, meu leite desceu no terceiro dia de nascimento dos meus filhos. E logo você notará, já que a boquinha do bebê fica branquinha durante a mamada.

Pode ser que cada organismo reaja de uma forma com relação à descida do leite. O mais importante é sempre estimular as mamas para que ela ocorra o mais rápido possível. E não se esqueça: o leite materno é o melhor alimento para seu filho!

Abraços a todas e não deixe de comentar!


sera que nao tenho leite
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo